A casa de banho é uma seção propícia à concentração de germes. As caraterísticas associadas a uma casa de banho, como o ambiente quente e a humidade, são as ideais para contribuir para o desenvolvimento dos referidos germes. Privilegiar uma limpeza e desinfeção frequentes e sistemáticas das casas de banho é importante para eliminar os microrganismos (bactérias, fungos e vírus) até um nível que não causem perigo para a saúde humana. A implementação e cumprimento de boas práticas de higiene e limpeza, contribuem para minimizar a propagação de germes.
A sujidade que se pode encontrar numa casa de banho é de natureza inorgânica e orgânica. A sujidade inorgânica compreende os resíduos resultantes das águas duras, como depósitos minerais (ex: calcário), assim como os resíduos metálicos de óxidos (ex: manchas de ferrugem). A sujidade orgânica, por seu lado, compreende os resíduos gordurosos. Enquadrar a natureza da sujidade com as caraterísticas do produto é fundamental para alinhar a resolução do(s) desafio(s) com a(s) expectativa(s) de solução. A gama casa de banho da Mistolin PRO permite uma limpeza em profundidade para uma ação transversal, desde o desengorduramento (produtos de caráter alcalino) à remoção de incrustações (produtos de caráter ácido).
Os produtos da Mistolin PRO são uma solução integrada, onde a química aliada à embalagem e pulverizador (se aplicável), contribuem para o seu correto desempenho. Um pulverizador de espuma confere uma melhor robustez e dispersão do produto, permitindo uma uniformização na aplicação do mesmo. Este acessório revela ser estrutural no caso de fórmulas com espuma ativa, como é o caso do SANIACTIV HAC-40 Detergente Desinfetante Anticalcário e do LIXIVIACTIV DCM-20 Multissuperfícies Higienizante, as quais favorecem o contacto com as superfícies (eficaz mesmo em superfícies verticais), proporcionando um desempenho extra.
A Higiene e Limpeza do WC
Uma regra estrutural para o sucesso da limpeza e higienização do WC, compreende limpar sempre das zonas mais limpas para as mais sujas (ou contaminadas). Esta simples boa prática reduz o risco de contaminação cruzada. Adicionalmente, recomenda-se que as ações de limpeza sejam realizadas de cima para baixo. Cumulativamente é importante respeitar o tempo de atuação associado a cada detergente utilizado, na medida em que no caso particular do cumprimento das garantias da eficácia de higienização é relevante proceder à aplicação dos produtos, primeiramente nas zonas de maior contaminação, intercalando, enquanto atuam, com outros procedimentos de limpeza, otimizando assim o processo global de limpeza e higienização.
Uma referência de organização convencionada é o agrupamento do risco de contaminação segundo o designado “código de cores” aplicado aos panos de microfibras usados na limpeza e higienização do WC. As cores deste tipo de panos usados no WC, correspondem, habitualmente ao vermelho, amarelo e azul.
Convencionou-se, de um modo geral, que o vermelho é aplicado às áreas de maior risco de contaminação cruzada e propagação de infeções; o amarelo para a limpeza de objetos, superfícies e áreas de menor risco; e, o azul às áreas de menor risco, como áreas comuns e para limpeza geral de superfícies.
Pano de microfibras
Uma microfibra consiste num produto têxtil fabricado à base de fibras ultrafinas que lhe conferem propriedades superiores ao resto dos tecidos. As microfibras são a garantia de uma limpeza em profundidade, o que confere literalmente a capacidade de “arrancarem e absorverem a sujidade”. As microfibras não deixam pelos nem fios, evitando uma segunda passagem. Estes panos com caraterísticas técnicas próprias são destinados a uma limpeza especializada, possuindo as cores alinhadas com o código de cores, e, possibilitando assim, que seja alcançado o conjunto de vantagens anteriormente apresentado.