O housekeeping compreende o conjunto das tarefas de limpeza e higiene em torno da preparação dos quartos destinados aos clientes de uma Unidade Hoteleira. A filosofia 5S consiste num método japonês com vista à melhoria contínua, ou seja, ao aperfeiçoamento constante, reflexo da atitude de incluir melhorias consistentes no quotidiano, capazes de cumprir um objetivo único, o de fazer com que sejamos melhores hoje do que éramos ontem. A designação 5S faz referência às iniciais de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). Esta filosofia tem por base um código de princípios morais que se resume em disciplina, harmonia e cooperação, encontrando-se voltada para uma mudança de paradigma do comportamento da empresa.
O principal objetivo do 5S é a promoção da disciplina, segurança e produtividade no local de trabalho, através da consciência e responsabilização de todos. Estes são vetores relevantes ao nível do housekeeping de uma Unidade Hoteleira, com relevância direta num tipo de organização sistematizado com vista ao apoio à tomada de decisões adequadas da respetiva Direção.
Os 5S compreendem o seguinte:
Seiri (utilização): separar o necessário daquilo que é supérfluo contribui para evitar o desperdício.
Seiton (organização): colocar tudo no seu devido lugar contribui para a organização do espaço de trabalho de uma forma eficaz, permitindo que as tarefas sejam cumpridas com pontualidade, aumentando a produtividade do colaborador.
Seiso (limpeza): manter o ambiente de trabalho limpo e cuidado, assim como as ferramentas utilizadas na execução das tarefas em torno do mesmo. Ao melhorar o nível de limpeza, o local de trabalho torna-se mais seguro, organizado e agradável.
Seiketsu (padronização): criar normas de trabalho (os designados standards) com padrões e procedimentos assentes em regras objetivas e bem definidas.
Shitsuke (disciplina): mobilizar todas as partes envolvidas para uma conduta de comprometimento para com a filosofia 5S, tornando-a num hábito.
A avaliação de uma filosofia 5S integrada num programa de housekeeping compete à gerência de uma Unidade Hoteleira, na certeza de que o impacto da sua implementação resultará em ganhos ao nível da produtividade e no enriquecimento da cultura empresarial ao serem incorporados novos hábitos no seio da empresa.